4 vantagens da visualização de dados para o seu negócio

18 jul 2019

O volume de informações no mundo corporativo é cada vez maior e elas precisam ser separadas, analisadas e visualizadas da melhor maneira. Em contrapartida, exige-se decisões mais rápidas e certeiras. Os sistemas de Business Intelligence contribuem nesse sentido, coletando as informações e disponibilizando-as através de gráficos com indicadores personalizados para cada negócio.

No mundo do Big Data, as ferramentas e tecnologias de visualização de dados são essenciais para analisar enormes quantidades de informações e tomar decisões parametrizadas.

Como os dados dizem muito sobre sua empresa, visualizá-los de maneira simples e ágil contribui – e muito – para entender mais sobre o negócio e decidir as melhores estratégias.

O que é visualização de dados?

É a representação gráfica de informações e dados quantitativos e qualitativos usando elementos visuais, como diagramas, gráficos e mapas em dashboards, ou seja, uma forma acessível de ver e entender grandes quantidades de informações do seu negócio. Dessa maneira, os profissionais podem usar os dados de forma intuitiva e imediata.

Por que é tão importante?

Com dados confiáveis e atualizados em mãos, a produtividade da equipe tende a aumentar e, consequentemente, os resultados passam a ser mais eficientes. Além disso, com dados consolidados é simples fazer correções e ajustes para manter a empresa nos trilhos.

Quem precisa?

Esse tipo de visualização é essencial para as empresas, independentemente do porte ou área de atuação. Seja B2B ou B2C, as organizações que desejam melhorar seus resultados apostam nessa tendência.

Mas, afinal, que benefícios a visualização de dados pode trazer para o dia a dia da sua organização? Veja abaixo:

Otimiza a tomada de decisão – com a simplificação no entendimento das informações, a tomada de decisão é feita de modo mais rápido, barato e com muito mais embasamento, já que os KPIs da empresa são constantemente monitorados e analisados. É possível criar um fluxo decisório mais natural.

Identifica tendências – os dados em tempo real permitem uma leitura inteligente e mais confiável, possibilitando a análise de situações passadas, atuais e tendências futuras do mercado e do setor de atuação. Deste modo, a empresa obtém vantagens competitivas e se diferencia no mercado.

Promove insights – através da exploração criativa dos dados, os tomadores de decisão, bem como a equipe – que tem fácil acesso aos relatórios – passam a ter a capacidade de contar histórias através dos insights ocultos nos números. Dados dispostos de maneira visual permitem que os indivíduos enxerguem padrões e tenham insights mais rapidamente.

Reduz a possibilidade de erros – o uso de um painel de controle centralizado minimiza as falhas de comunicação e acelera a consolidação dos dados, garantindo que as decisões importantes tenham como base informações confiáveis e atualizadas.