5 dicas para manter a sua segurança e privacidade digital

27 set 2019

O mundo da internet é realmente incrível e cheio de possibilidades: compras online, interações pelas redes sociais, serviços de streaming, armazenamento de dados em nuvem e muitas outras tecnologias que facilitam o nosso dia a dia. Mas, ao mesmo tempo, essa hiperconectividade traz alguns riscos à sua segurança e privacidade.

Roubo de dados, disseminação de vírus, golpes e ataques online são alguns dos problemas que milhares de pessoas enfrentam no ambiente virtual. Para não cair em armadilhas e ter sua segurança ou privacidade afetada é importante tomar algumas precauções para você ficar tranquilo quando estiver conectado.

Quer saber o que fazer para navegar de forma segura? Selecionamos cinco dicas práticas e simples para você proteger suas informações e garantir sua privacidade online. Veja:

#1 Mantenha os programas atualizados

Um software desatualizado pode conter brechas de segurança que o deixam vulnerável a ataques. Por isso, todos os programas utilizados no computador ou notebook, assim como os apps do seu celular devem estar atualizados com versões recentes para não ficarem seguros.

#2 Altere suas senhas com frequência

O indicado é mudar as suas senhas regularmente, pelo menos a cada três meses, assim um possível invasor não terá mais acesso a sua conta. Nunca use a mesma senha para tudo, evite combinações com data de aniversários ou nomes de pessoas próximos. Para estar seguro crie senhas com muitos dígitos, combinadas com caracteres especiais e números.

#3 Evite redes de Wi-Fi públicas

Muitos estabelecimentos, como restaurantes, shoppings, clínicas e lojas costumam oferecer redes gratuitas. Cuidado! Através delas os hackers podem ter acesso às suas informações como senhas bancárias, dados pessoais além de poder invadir suas redes sociais. O mais indicado é investir em um plano 3G ou 4G para estar sempre seguro.

#4 Tome cuidado com promoções e sorteios

Uma das maneiras de roubar informações das pessoas na internet é através de super descontos ou sorteios falsos. Sempre desconfie e pesquise antes de fechar uma compra. Além disso, fique atento a e-mails que peçam informações pessoais ou download de arquivos. Se for de alguma instituição, entre em contato por telefone para certificar se a mensagem é autêntica. 

#5 Não exponha suas informações nas redes sociais

Use essas ferramentas com bom senso e não compartilhe detalhes específicos da sua vida, como os lugares que você frequenta, hábitos do dia a dia e situação financeira. Além disso, altere as configurações de privacidade do seu perfil para que apenas amigos vejam o que você compartilha. 

A segurança e privacidade no universo digital está em suas mãos! Mantenha-se informado e tome todos os cuidados necessários para evitar transtornos e aproveitar tudo de bom que a internet oferece.