Ambientação na nova empresa – Orientações que ajudam

21 dez 2020

Os primeiros noventa dias são fundamentais em seu novo emprego, determinarão seu futuro na CIA e suas alianças.
Avalie as forças políticas, ouça as pessoas, seus funcionários, seus pares e superiores, antes de sair tomando decisões.
Essa estratégia inicial de avaliar o tabuleiro de xadrez é fundamental para estabelecer seu estilo de jogo. Não há nada mais importante que isso.

Cada empresa exige comportamentos diferentes, pois as culturas são diferentes. Adapte-se à empresa, não espere que a empresa se adapte a você. Pense nisso.

A – Processo de admissão
1. Certifique-se de que conhece o processo de seleção do qual você participou:
2. Você concorreu com alguém interno da empresa? Se sim, cuidado
3. Você foi escolhido por unanimidade? Alguém não concordou com sua admissão? Descubra
4. Peça cópia do acordo sindical da sua empresa. Você precisa saber dos benefícios ou obrigações acordadas caso precise se posicionar junto aos seus funcionários.

B – Primeira semana
1. Procure conhecer as pessoas acima e seus pares, seus funcionários diretos e as regras informais, eleja um informante funcionário seu (preferencialmente quem esteja desmotivado).
2. Faça uma análise do passado recente da imagem da sua área, procure os principais ”clientes internos” e pergunte o que acham da sua “entrega” O QUE SUA ÁREA FAZ PARA O CLIENTE INTERNO E EXTERNO?.
3. Fale aos corações das pessoas, só assim sua mensagem terá total credibilidade
4. Fale com todos os seus subordinados diretos e pergunte o que eles acham de cada um dos outros companheiros, pares, deles. Faça um mapa das preferências.
5. Seja tolerante, olhe a intenção e não apenas o erro das pessoas.
6. Lembre a todos de onde você veio mostre que todos devem somar. Seja agradável e não enfrente seus problemas sozinho. Sua vida e de seus subordinados tem um propósito e um sentido nobre.

C- Primeiro mês
1. Esteja certo que atualizou seus dados na nova empresa, no linkedIn.
2. Agradeça a todos que ajudaram na sua recolocação, direta e indiretamente, mantenha-os permanentemente em seu radar e lista de contatos.
3. Fale sempre e alimente a relação dos contatos conquistados nos processos de seleção que participou.
4. Mantenha contato e tente ajudar os headhunters que te ajudaram nessa hora.
5. Agradeça aos amigos que usou como referência pessoal e passe seu novo contato colocando-se à disposição deles também.

D- Segundo e Terceiro mês
1. Adote uma postura ética com seus pares, não tenha receio de combater as coisas erradas, as leis, as injustiças…e os incrédulos.
2. Use as soluções simples, essas são invariavelmente melhores e mais rápidas para trazer resultados.
3. Seja agradável e positivo sempre, cultive novas amizades e frequente relações com pessoas felizes, bem humoradas, vitoriosas.
4. Descanse quando estiver de folga: novos lugares e ambientes nos fazem exercitar novas habilidades de relacionamento.
5. Tenha um planejamento de seu tempo: utilize cada momento para construir e produzir algo de bom PARA VOCÊ E SUA EQUIPE.
6. Junte-se a algum grupo na empresa, se possível. Participe de clube social, comunitário, esportivo, cultural e filantrópico, seja qual for seu cargo, esteja onde estiver.
7. Anote todos os ganhos financeiros que seu trabalho proporcionar para a empresa. Aprenda a avaliar e calcular esses ganhos. Será útil quando for negociar e concorrer em promoções futuras.

E finalmente, boa sorte.
Faça aquilo que manda sua vocação e sua intuição. Exercite a intuição ANTES. Sonhe alto, construa esse caminho, ajude os outros a conquistar um lugar ao sol;
Mas o sucesso não é só crescimento salarial. É credibilidade, que você conquista.
Não confunda crescimento material com sucesso. O primeiro é consequência do segundo.