Como se preparar para os impactos da inteligência artificial no mercado de trabalho?

27 jun 2019

A inteligência artificial deixou de fazer parte apenas dos filmes de ficção científica e está cada vez mais presente no nosso cotidiano – inclusive no mercado de trabalho. Com a automação proporcionada por ela, algumas profissões têm suas funções afetadas e podem até migrar para novas áreas de conhecimento.

As atividades repetitivas e previsíveis, que podem ser padronizadas e repassadas a uma máquina, tendem a ser as primeiras a serem substituídas. As mudanças devem ir além e, até mesmo os cargos que envolvem trabalhos criativos e tomada de decisões, podem sofrer transformações com a presença mais intensa da inteligência artificial nas empresas.

O profissional do futuro

Diante dessa realidade, é necessário se reinventar e rever a carreira a fim de estar preparado para essa nova realidade no mundo profissional. Pode até parecer uma ameaça à empregabilidade, mas na verdade é uma oportunidade para aprender atividades diferentes e desenvolver novas habilidades.

Algumas competências como inteligência emocional, pensamento crítico, adaptabilidade, visão estratégica e liderança, que já estão em alta no mercado de trabalho, devem se tornar cada vez mais relevantes.

Veja como você pode se preparar para essa nova realidade:

Atualização profissional – Mantenha-se atualizado, assim aumentam suas chances de se tornar uma peça importante na empresa. Fique atento principalmente às novas tecnologias do mercado, isso é um diferencial que contribui para você identificar possibilidades de inovação dentro e fora da sua área de atuação.

Desenvolva competências comportamentais – Observação e intuição são essenciais para captar uma nova tecnologia e fazer dela sua aliada de trabalho. Procure se relacionar com todos os profissionais que estão dispostos a se reinventar constantemente. Seja empático, isso ajuda no relacionamento e contribui para a resolução de problemas e geração de ideias em equipe.

Saiba se adaptar – Ser adaptável é uma habilidade que possibilita enfrentar as mudanças de maneira proativa. Tente adequar, o quanto antes, o seu estilo e metodologia ao ambiente de trabalho. Uma adaptação rápida demonstra a sua capacidade de reconhecer a necessidade de integração à modernidade.

Resistir a essa tendência não é recomendado. Ao contrário, a melhor alternativa é estudar o assunto e encarar a inteligência artificial como uma aliada na vida profissional!