Computação quântica: o que é e como afeta o universo corporativo?

05 jul 2019

Você já ouviu falar de computação quântica? A tecnologia é uma aposta para o futuro dos negócios e deve ter um impacto na nossa rotina nos próximos 5 a 10 anos. Para levar a tecnologia dos laboratórios até o dia a dia das empresas, grandes corporações, como IBM, Google e Microsoft, e startups estão investindo seus esforços no aprimoramento dessa solução.

Assista ao vídeo abaixo, produzido pela Forbes, e entenda como a computação quântica funciona:

A nova geração de computadores

Em computadores convencionais, um bit é uma peça única de informação que pode existir em dois estados: 1 ou 0. Na computação quântica, o bit é substituído pelo “qubit” (quantum bit), que também têm dois estados. No entanto, diferentemente dos bits, os qubits podem armazenar muito mais informação que apenas 1 ou 0. Isso permite que múltiplos cálculos sejam realizados simultaneamente.

Entre as especialidades de um computador quântico estão a rapidez no cálculo de algoritmos e na busca de dados. Por isso, essa tecnologia tem o potencial de não apenas fazer as coisas mais rápido, mas permitir que as empresas façam as coisas de maneira totalmente diferente.

As vantagens da computação quântica

Os sistemas quânticos podem desencadear a descoberta de novos medicamentos e materiais. Permitir que as cadeias de logística e de abastecimento sejam ultraeficientes, além de ajudar a encontrar novas maneiras de modelar os dados financeiros e isolar os principais fatores de risco para fazer melhores investimentos. A computação quântica pode contribuir para inteligências artificias mais dinâmicas e capazes de lidar com uma quantidade maior de problemas.

Por fim, a criptografia, um dos principais mecanismos de segurança de dados, precisará ser revista, pois a velocidade de cálculos de um computador quântico poderá desvendar em segundos os códigos atuais. Mas, por outro lado, a criptografia quântica seria totalmente segura e praticamente inquebrável.

A transformação digital nas empresas cresce em velocidade exponencial e a chegada dessa tecnologia vai mudar a forma de muitos modelos de negócio, abrindo portas para a inovação. A área de TI da sua corporação precisa estar antenada e preparada para todas as mudanças que estão por vir.

É preciso aguardar, mas temos uma certeza: a computação quântica traz um vasto mundo de possibilidades para o universo corporativo.