Data Mining: o que é e como usá-lo na sua empresa

01 ago 2019

A quantidade de dados gerados e disponibilizados tem crescido exponencialmente nas empresas – o que chamados de Big Data. Esse volume de informações tornou-se um grande aliado nas tomadas de decisões.

Entretanto, na prática, é necessário saber coletar e analisar essa grande quantidade de dados. Nesse contexto surgiu o Data Mining ou Mineração de Dados, uma tecnologia que ajuda as empresas a encontrarem as informações relevantes do negócio e analisá-las de maneira estratégica.

O que é Data Mining?

Data Mining é um processo para analisar e processar uma grande base de dados, reconhecendo padrões e regras, que se tornam informações úteis na tomada de decisões em áreas estratégicas.

Os softwares de Data Mining usam algumas ferramentas, como inteligência artificial, estatística e machine learning, por meio das quais é possível fazer a análise dos dados e extrair informações relevantes, que podem gerar novos indicadores para a empresa ou mesmo relevar o comportamento do negócio.

Por que o Data Mining é importante?

Empresas, indústrias e organizações de qualquer segmento tem um desafio: saber o que fazer com o volume de dados gerados diariamente. Afinal, dados brutos são apenas uma fonte de informação não interpretada e, para isso, é necessário recorrer ao Data Mining, que facilita a conversão de dados em informação e, depois, em conhecimento.

Dessa maneira, os executivos das empresas podem tomar decisões mais embasadas, ajustando recursos e definindo ações que estejam mais alinhadas com as informações que foram selecionadas e interpretadas no Data Mining.

Como usá-lo na sua empresa?

Além dos insights valiosos, o conhecimento que vem do processo de Data Mining pode ser usado em processos gerenciais, tomadas de decisões, análise do comportamento de clientes e de concorrentes, bem como no gerenciamento de crises. Por isso, o investimento nessa tecnologia tem tantos benefícios para as empresas e está ganhando cada vez mais espaço no mercado.

É importante ressaltar que para a gestão do Data Mining é fundamental investir em uma equipe de profissionais capacitados, que irão transformar as informações obtidas pela ferramenta em valor e conhecimento para a organização, usando-as de maneira inteligente dentro da empresa.

Ficou interessado? Entre em contato com a equipe da T1 Tecnologia e Serviços, que vamos orientá-lo nesse processo.