Dicas de Harvard: como melhorar seu networking?

04 set 2019

Imagine encontrar de forma inesperada o contato profissional que você admira. Caso não esteja preparado para estabelecer uma conversa interessante e criar uma conexão, você não terá a chance de fortalecer a sua imagem profissional. 

Além de um diálogo, para que esse networking aconteça é importante que a conexão seja verdadeira, que exista respeito, disponibilidade e empatia entre os profissionais, criando uma contribuição mútua. A publicação “Harvard Business Review” listou oito perguntas interessantes para criar uma conexão no networking. Confira e tente praticar: 

O que o anima neste momento?

A resposta pode ser íntima e te fazer entender o que tem sido um fator motivador para a pessoa. Vocês podem descobrir afinidades em comum. 

O que você espera do futuro?

Entender a perspectiva de futuro do outro é uma oportunidade de ver como ele projeta a sua vida e, com isso, conhecer o que ele tem feito para que isso aconteça. Aprofunde os detalhes sempre que puder. 

Qual a melhor coisa que aconteceu a você neste ano?
Esta é uma pergunta para aproximar ainda mais você do outro profissional, afinal, a resposta pode ser intima. É interessante observar que nem sempre o que é o melhor para o outro, também seria para você. Entretanto, é exatamente essa perspectiva de vida diferente que enriquece o convívio.

Onde você cresceu?
Uma pessoa é diretamente influenciada pelo ambiente em que viveu, isso desenvolve diferentes valores e aprendizados na sua vida. Caso o seu contato não se sinta à vontade para responder, mude a pergunta para “QUANDO você acha que cresceu” e ele poderá focar em um aprendizado de sua vida. 

O que você faz para se divertir?
Nem sempre o trabalho é o que proporciona diversão e, por isso, é importante que as pessoas tenham um hobby para se distrair e sentir prazer. Os momentos de diversão e relaxamento da mente são essenciais para estimular a disciplina e a criatividade, importantes para uma carreira de sucesso. 

Quem é seu super-herói ou personagem favorito?
O repertório cultural é essencial para quem deseja ser um grande profissional. Seja por meio da música, filmes e séries, o acesso à cultura, além de estimular a criatividade, amplia os conhecimentos. Ao saber o super-herói ou personagem favorito de um profissional é possível compreender onde ele busca construir sua bagagem e, até mesmo, um pouco de sua personalidade. 

Você apoia ou apoiaria alguma causa solidária? Qual?
A solidariedade e a empatia são características importante nos profissionais. Uma pessoa solidária com o outro tende a trabalhar pelo bem social, valorizando e respeitando diferenças. Essas são qualidades que podem tornar um profissional em um grande líder.

Qual a coisa mais importante que eu devo saber sobre você?
Falar sobre as qualidades, conquistas e superações é um motivo de bastante orgulho para todas as pessoas, mas nem sempre encontram esse espaço em conversas rotineiras. Deixe que com a outra pessoa se abra e te apresente valores e crenças.