O que é e como implementar a Metodologia Agile na sua empresa?

14 nov 2019

Competitividade e inovação são duas palavras que norteiam o trabalho das equipes de tecnologia da informação e, quando se fala em gestão de projetos, podemos adicionar outras: dinamismo, alta produtividade e flexibilidade. A solução para conciliar tudo isso: a Metodologia Agile.

Esse processo de gestão permite alcançar os mesmos objetivos que qualquer outro, mas de uma forma mais organizada e focada. Por isso, vamos contar um pouco mais sobre essa metodologia, seus benefícios e como colocá-la em prática na sua empresa.

O que é metodologia Agile?

É uma filosofia que engloba orientações e métodos distintos que contribuem para que equipes desenvolvam soluções mais eficientes e dinâmicas. Prioriza a satisfação do cliente por meio de entregas contínuas, que permitem acompanhar os resultados parciais do projeto.

Ela foi criada em 2001 por um grupo de programadores que assinaram o “Manifesto Ágil”, que estabeleceu 12 princípios da metodologia ágil, além de 4 valores principais:

  • “Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas”
  • “Software funcional mais que documentação abrangente”
  • “Colaboração do cliente mais que negociação de contratos”
  • “Responder a mudanças mais que seguir um plano”

Por ser uma abordagem realmente inovadora da gestão de projetos, capaz de incrementar interações e dar mais funcionalidade a processos, o Agile tem sido adotado por equipes e áreas para além da tecnologia da informação. 

Quais as vantagens da Metodologia Agile?

Basicamente, ela otimiza fluxos de trabalho e melhora a produtividade de projetos. Com isso, permite identificar os problemas no projeto ao longo do caminho e, se necessário, mudar de direção. Além disso, melhora a eficiência nos custos e prazos, bem como aumenta a interação com o cliente.

Outro importante benefício é favorecer a ação colaborativa na sua empresa, uma vez os processos ágeis exigem que a equipe esteja disposta e segura o suficiente para trocar informações entre si, de maneira mais informal e menos burocrática. 

Como aplicar a metodologia Agile?

Kanban, Scrum e XP (Extreme Programming) são algumas das formas de usar a metodologia Agile. Conheça melhor cada uma delas:

Kanban – é um método organizacional que visa aumentar a produtividade e otimizar a realização das tarefas e das entregas. O sistema visa acompanhar, de maneira visual, prática e utilizando poucos recursos, o andamento dos fluxos de trabalho do projeto.

Scrum – um dos métodos mais populares de implementação do agile. Baseia-se na realização de “sprints” periódicos de resolução de pendências e em reuniões fixas. Normalmente os sprints têm 2 ou 4 semanas, e as reuniões são diárias (“daily”).

XP (Extreme Programming) – é focado para o desenvolvimento de softwares e realizado a partir de três pilares: agilidade no desenvolvimento da solução, economia de recursos e qualidade do produto final.

Com um mercado cada vez mais competitivo e exigente, a metodologia ágil pode fazer a diferença no desenvolvimento dos projetos da sua empresa. É hora de testar!