Resiliência: o que é e como desenvolver essa habilidade?

07 nov 2019

Em alta no mercado de trabalho, a resiliência é uma soft skill valorizada e exigida por muitas empresas. Com o cenário de constantes mudanças, cobrança por resultados e pressão em diversas situações, o profissional que apresenta essa habilidade tende a construir uma carreira de sucesso.

Quanto mais resiliente for o profissional, maior será sua vantagem competitiva. Então, vale a pena entender o que é essa habilidade, qual sua importância no ambiente de trabalho e, principalmente, como desenvolvê-la. Vamos contar tudo isso para você nesse post. Confira!

O que é resiliência?

O conceito original da resiliência vem da física e descreve a capacidade que um material tem de resistir a grandes impactos ou deformações, voltando, em seguida, à sua forma original. No comportamento humano, ser resiliente significa se adaptar e superar adversidades, encontrando alternativas e enxergando oportunidades para alcançar um propósito. 

O que é ser resiliente no trabalho?

É transformar circunstâncias não tão boas em aprendizados e oportunidades de mudança. No trabalho, essa capacidade ajuda a se posicionar da maneira desejada frente a impasses e a saber conciliar melhor as emoções.

O profissional resiliente é: proativo, positivo, organizado, focado e flexível. Por isso, ele sabe se adaptar de maneira rápida e eficaz aos novos desafios, atuar com eficiência sob pressão, responder rapidamente em momentos de crise, demonstrar criatividade e encontrar soluções, mesmo com poucos recursos.

Como desenvolver a resiliência no trabalho?

Essa é uma habilidade que pode ser lapidada, adaptando pensamentos, comportamentos e ações. Para isso, listamos 5 atitudes que podem ser praticadas no dia a dia e ajudam a desenvolver a resiliência:

  • Tente se conhecer melhor – só é possível mudar a forma que reagimos perante determinada situação se, em primeiro lugar, soubermos como reagimos. 
  • Tenha autoconfiança – acredite que você é capaz de encarar qualquer desafio. É preciso conhecer suas habilidades e talentos e saber como utilizar isso a seu favor.
  • Administre suas emoções – tenha equilíbrio e inteligência emocional para enxergar os motivos de algo dar errado. Tente olhar tudo de fora, de forma mais objetiva.
  • Ouça a opinião dos outros – saber ouvir opiniões diferentes e aceitar críticas é outro ponto que ajuda a fortalecer sua resiliência.
  • Aprenda com experiências ruins – projetos negados, erros, resultados insuficientes, tudo pode ser transformado em aprendizado. Reflita e elimine o  discurso derrotista.

Desenvolva essa soft skill, revele seu amadurecimento profissional e trilhe o caminho para sua ascendência profissional.