07 nov 2019
Em alta no mercado de trabalho, a resiliência é uma soft skill valorizada e exigida por muitas empresas. Com o cenário de constantes mudanças, cobrança por resultados e pressão em diversas situações, o profissional que apresenta essa habilidade tende a construir uma carreira de sucesso.
Quanto mais resiliente for o profissional, maior será sua vantagem competitiva. Então, vale a pena entender o que é essa habilidade, qual sua importância no ambiente de trabalho e, principalmente, como desenvolvê-la. Vamos contar tudo isso para você nesse post. Confira!
O conceito original da resiliência vem da física e descreve a capacidade que um material tem de resistir a grandes impactos ou deformações, voltando, em seguida, à sua forma original. No comportamento humano, ser resiliente significa se adaptar e superar adversidades, encontrando alternativas e enxergando oportunidades para alcançar um propósito.
É transformar circunstâncias não tão boas em aprendizados e oportunidades de mudança. No trabalho, essa capacidade ajuda a se posicionar da maneira desejada frente a impasses e a saber conciliar melhor as emoções.
O profissional resiliente é: proativo, positivo, organizado, focado e flexível. Por isso, ele sabe se adaptar de maneira rápida e eficaz aos novos desafios, atuar com eficiência sob pressão, responder rapidamente em momentos de crise, demonstrar criatividade e encontrar soluções, mesmo com poucos recursos.
Essa é uma habilidade que pode ser lapidada, adaptando pensamentos, comportamentos e ações. Para isso, listamos 5 atitudes que podem ser praticadas no dia a dia e ajudam a desenvolver a resiliência:
Desenvolva essa soft skill, revele seu amadurecimento profissional e trilhe o caminho para sua ascendência profissional.