Computação quântica: o que é e como afeta o universo corporativo?
5 de julho de 20194 vantagens da visualização de dados para o seu negócio
18 de julho de 2019Experiência, vivência e talento são algumas das habilidades dos profissionais com mais de 50 anos. Nessa fase da vida, a recolocação profissional pode parecer algo desafiador, já que o mercado de trabalho ainda oferece mais vagas para trabalhadores jovens.
Um currículo de peso e networking não bastam para conquistar uma nova oportunidade. Voltar ao mercado de trabalho ou começar uma nova carreira nessa faixa etária exige planejamento e mente aberta para se reinventar e aprender.
O que fazer para se destacar?
Após anos de carreira, o profissional maduro traz muitas habilidades na bagagem, mas na hora do processo seletivo, pode destacar alguns pontos, como a confiança, o autocontrole e a boa aceitação aos feedbacks. Além disso, é importante ressaltar a disponibilidade para interagir e trabalhar em equipe com os mais jovens, bem como a vontade de aprender novas técnicas e metodologias.
Oportunidades existem, basta estar preparado para voltar ao mercado. Confira algumas dicas para te ajudar nessa busca por um emprego após os 50 anos:
Mantenha-se atualizado
Faça cursos, MBAs, especializações e pós-graduações que você gostaria de ter feito, mas não teve tempo. Invista em outros idiomas além do inglês. Procure estar antenado com as inovações tecnológicas e mostre ao recrutador que você não parou no tempo.
Intensifique seu networking
Participe de eventos, fóruns e discussões para aumentar seu networking. As redes sociais também ajudam. Por isso, crie e atualize constantemente o seu perfil no Linkedin – rede social de cunho profissional – e procure estabelecer conexões com pessoas de relevância na sua área de atuação.
Seja flexível e esteja aberto às mudanças
Aumente seu leque de opções, buscando atividades correlatas com as quais você também se identifica. Quanto à contratação, não tenha medo de sair da CLT. Atuar como prestador de serviços te torna ainda mais interessante para as organizações, que buscam experiência alinhada com a não exigência da carteira assinada.
Procure ajuda de uma consultoria especializada
Uma ótima alternativa é procurar a ajuda de um consultor, especialista em recolocação profissional, para te auxiliar oferecendo suporte de coaching, planejamento de vida pessoal e profissional, análise de mercado e relacionamento com headhunters e decisores de empresas. Nós, da M1 Alta Gerência, podemos te ajudar nesse sentido. Para falar conosco, clique aqui.