Ambientação na nova empresa – Orientações que ajudam
21 de dezembro de 2020A retomada em V da economia e as contratações em alta de média e alta gerência continuam em alta em 2021.
8 de março de 2021A maioria das empresas ainda não está preparada com as capacidades digitais necessárias para prosperar no novo ambiente de negócios. Elas já vinham sendo demandadas para desenvolverem soluções digitais mais robustas e com foco no cliente e, mais recentemente, a pandemia provocou, de forma contundente, a necessidade de trabalhos remotos e direcionamento do negócio para o mundo digital.
Experiência do cliente, processo operacional e modelos de negócios são as áreas mais focadas quando se fala em transformação digital, porém há necessidade de uma análise mais profunda de outros pilares que são fundamentais para que a transformação do negócio ocorra suportada por ferramentas e soluções de tecnologia.
Forças transformacionais estão impactando fortemente os negócios de forma global – smartphones, carros, casas e fábricas inteligentes, suportadas por tecnologias como 5G, cloud, inteligência artificial, IoT estão desafiando os modelos clássicos de negócios desenvolvidos nas décadas passadas. A tecnologia por si só não basta para realizar essa transformação, são necessárias outras competências durante todo o ciclo. Pilares fundamentais que precisam estar no escopo do trabalho de transformação incluem:
Estratégia – de foco no produto/indústria para foco no cliente
Cultura – de perfeição para inovação
– de risco zero para tentativa e erro (rápido)
Gestão/KPI – de minimizar custos para maximizar resultados
– de alocação de recursos internos para colaboração com parceiros
Organização – de silos funcionais para times multidisciplinares
– de comando e controle para empoderamento do time
Processo – de hierarquia de processos para processos lean
Produto – de alta maturidade para baixa maturidade/MVP
Para esta mudança de paradigmas, precisa haver uma preparação da cultura organizacional focada em práticas que estimulem os colaboradores a agirem com criatividade. O direcionamento para o desenvolvimento de novos produtos/serviços que agreguem valor ao cliente, para a otimização de processos internos que reduzam custos de forma eficaz, para a melhoria da comunicação e colaboração dentro da organização, para a resiliência às mudanças contínuas, todas essas práticas devem ser elaboradas e suportadas pela alta gestão. Esta é a oportunidade que ela tem de mudar o mindset estratégico da organização e, dessa forma, empoderar os times para desenvolver novos negócios.
Sabemos que após este período de instabilidade, o mercado vai retomar o ritmo das atividades econômicas e as empresas que tiverem investido na sua transformação vão desenvolver seus negócios mais rapidamente. Prepare-se!
Luiz Cauzzo: é sócio diretor da T1 Tecnologia e Serviços com forte experiência em Gestão e Projetos de Tecnologia da Informação e histórico comprovado em indústria de papel, embalagens, etanol, automotiva, educação, além de distribuição, varejo e consultoria. Orientado a processos de negócios, cadeia de valor, negociação, planejamento, gerenciamento de mudanças, gerenciamento de serviços e estratégia organizacional