Como preparar sua empresa para o mercado de trabalho do futuro?

17 set 2019

A transformação digital mudou e promete mudar ainda mais o mercado de trabalho. O surgimento ou desaparecimento de profissões, bem como a exigência de novas habilidades e competências são temas centrais nos departamentos de RH. Mas, apenas os profissionais precisam se preparar para o futuro? E as empresas, não devem pensar em novos desenhos organizacionais?

Preparar a organização para o mercado de trabalho do futuro está, em boa parte, nas mãos das equipes de gestão de pessoas, que possuem muitos desafios para adaptar a cultura organizacional da empresa às tendências do futuro.

Veja como promover essa transformação e alinhar as estratégias da empresa as necessidades do mercado de trabalho do futuro:

Melhore a experiência dos colaboradores

Utilize os dados sobre os funcionários a seu favor e customize a dinâmica de trabalho. Eles ajudam a trazer insights sobre como melhorar a experiência de trabalho: ferramentas, processos, jornadas e ambientes mais flexíveis e individualizados de acordo com a rotina e demanda de cada profissional da empresa. 

Invista no aprendizado contínuo 

Treinamento e capacitação do capital humano é essencial para qualquer empresa que busca sucesso nos negócios e, com as mudanças que estão por vir, eles se tornam ainda mais importantes. O aprendizado precisa estar integrado ao dia a dia e de olho no futuro com as tecnologias que emergem no mercado, como a IoT (Internet das Coisas), Big Data, Blockchain e Inteligência Artificial. 

Crie valor para o trabalho

Incentive a inovação e o pensamento futuro, dando ao colaborador o poder e a liberdade de aperfeiçoar processos, criar e inovar métodos, propondo mudanças. Além disso, faça-o sentir que seu trabalho faz a diferença no dia a dia e resultados da empresa.

É claro, que essa era digital exige um novo posicionamento das empresas quanto à gestão de pessoas, mas é importante ressaltar que as organizações também devem estar preparadas para receber a nova geração que entra no mercado de trabalho: a geração Y – os millenials, que é mais ligada a qualidade de vida, ao mundo tecnológico e ao empreendedorismo. 

Nessa era digital, as mudanças e transformações acontecem rapidamente e, no mercado de trabalho não é diferente. Por isso, buscar mudanças e investir em inovações da cultura organizacional é um passo que precisa ser dado o quanto antes. O futuro está aí e não espera!