Como ser influente e ter sucesso no mercado de trabalho?

01 jul 2019

O que define um profissional de sucesso? Podemos dizer, sem dúvidas, que é necessária uma combinação de características, mas ser influente é uma das grandes ferramentas para se destacar no mundo empresarial.

Influenciar as pessoas, mudar os seus pensamentos, opiniões e inspirá-las a agir é uma habilidade essencial para profissionais de todos os níveis. Conquistar mais espaço no ambiente de trabalho e ser reconhecido são algumas das vantagens de ter essa capacidade.

E tem mais: sabe aquelas boas ideias que não saem do papel? A influência permite que elas virem realidade, pois seus argumentos passam a ter mais peso e geram menos resistência por parte de gestores ou colegas. Alcançar a realização profissional fica mais próximo para essas pessoas! E agora? Como começar a ser influente?

Preparamos algumas dicas para ajudar você nesse desafio de se tornar um profissional mais influente:

Inspire as outras pessoas ao seu redor

Seja todo ouvidos para que as pessoas falem sobre o trabalho e garanta que seus colegas o apoiem e se inspirem em você. Estar aberto para ouvir o próximo é fundamental para fomentar o bom relacionamento.

Foque nas conexões pessoais e deixe que as pessoas conheçam você. Quando os outros sabem que podem contar com você e se tem credibilidade, as chances de ter apoio para suas ideias aumentam.

Pratique a empatia

Coloque-se no lugar do outro e seja o primeiro a estender a mão. Mostre que as pessoas podem contar com você. Ser empático é primordial para construir relacionamentos significativos e duradouros.

Busque conhecimento

Para se tornar referência é essencial estar atualizado e entender sobre o seu setor de atuação. Para isso, busque constantemente qualificações (cursos livres, especializações, pós-graduação, etc.) e esteja antenado em todas as novidades e notícias da área.

Ao perceberem que você é um profissional atualizado, as pessoas vão se interessar em saber sua opinião sobre os assuntos.

Seja íntegro e ético

Seja justo, respeite seus colegas e o trabalho do outro, foque nas suas atividades, respeito as regras, não utilize os recursos e a infraestrutura da empresa em benefício próprio, ou seja, use a ética em todas as ações do seu dia a dia. Esse é um grande passo para incentivar a admiração dentro e fora do ambiente de trabalho.