Aumenta o ritmo de contratações em 2021
18 de maio de 2021Adquira seu exemplar do livro Carreira e Pós-Carreira: Como vencer na economia 4.0 e manter-se ativo mesmo depois do 60.
5 de agosto de 2021Mercado de Trabalho para Alta Gerência! O que vem por aí.
Terminamos o primeiro semestre prestes a vacinar 50 % da população, os mais vulneráveis. Como dissemos há um mês atrás, teríamos mais de 250.000 empregos gerados em maio e tivemos 280.000 empregos novos com carteira assinada, melhor ainda.
Junho deve manter esta faixa de novas contratações, entre 250.000 e 280.000 novos empregos. Além disso, tivemos ainda as maiores captações do Tesouro Nacional no mercado internacional, e a oferta de ações e IPO´s batem recorde de 100 % de crescimento também. É muita coisa!
Com isso, o primeiro semestre fechará com 1.500.000 de novos empregos e um PIB crescendo 2.3%. Se projetarmos que estaremos contratando mais de 250.000 novos empregos todo mês daqui para frente, teremos gerado mais de 3.500.000 de empregos e o mesmo tanto de empregos sem carteira assinada em 2021.
São números impressionantes, e permite projetarmos um crescimento do PIB acima de 5 %, o que não víamos a mais de 10 anos. Há muito tempo não havia tanta entrada de capital novo, investimento direto, como agora. E os gargalos na indústria de transformação continuam, o que requer nova onda de investimentos e importações.
A Bolsa de Valores bate recorde e a balança comercial tem superávit recorde também. A dívida bruta do país cai para 84.5 % e continuamos com projeção de redução no segundo semestre. A arrecadação dos Estados e da União estão mais de 50 % acima do projetado, o que mostra um cenário estupendo de retomada da atividade econômica.
As contratações de média e alta gerência estão acelerando, principalmente para cargos Financeiros, Operações Industriais, Varejo e agora o segmento de serviços também começou a contratar no mesmo ritmo do comércio, indústria e agronegócio.
Considerando que os preços de commodities metálicas e agrícolas permaneçam nos mesmos patamares, com o barril do petróleo já na casa dos $ 70 dólares, se espera um volume maior de contratações em cargos de Diretoria LATAM em Logística, Supply Chain, Comercial, Manufatura.
A Área de Tecnologia e serviços é um caso à parte, com número recorde de startups, abertura de empresas e investimentos na indústria 4.0., com o segmento de serviços se recuperando rapidamente. O interior de São Paulo com seus Hubs de Novas Tecnologias no agronegócio e fintechs, apresentam números de crescimento semelhantes ao restante da região sul do país.
A área de Recursos Humanos, que ficou de quarentena durante os últimos 18 meses, volta a contratar em números superlativos para cargos gerenciais. Esperamos aquecimento nas contratações de Diretoria de RH no segundo semestre, bem como a retomada das promoções de carreira e investimento em treinamento.
No segundo semestre, os segmentos com maior volume de contratações continuarão sendo agronegócio, serviços e varejo, com destaque para os setores de bens de consumo não duráveis e semiduráveis, energia, agrobusiness / agroquímicos, construção, mineração, óleo e gás.
Enfim, a retomada da economia chegou pra valer.