Governança de Dados: como funciona e quais são os benefícios para o seu negócio?

21 ago 2019

Hoje em dia, a quantidade de informações geradas nas empresas é cada vez maior e administrar esses dados de maneira eficiente se tornou indispensável para os negócios, além de um diferencial competitivo. Diante disso, é necessário criar soluções para otimizar a captura, tratamento e registro desses dados, bem como garantir a segurança da informação.

A Governança de Dados é a forma mais adequada para realizar o gerenciamento, armazenamento, uso, interação e segurança das informações. Contudo, criar uma boa estratégia requer um planejamento minucioso, uma equipe qualificada e ferramentas apropriadas. 

O que é governança de dados?

Basicamente, governança de dados é a gestão de políticas, processos, pessoas e tecnologias para estruturar as informações dentro da empresa, obtendo um panorama organizado de todos os processos.

A organização estabelece um conjunto de práticas e padrões para que os riscos sejam minimizados, os desempenhos e análises otimizados, reduzindo os custos. Assim, os dados se tornam ativos valiosos para a empresa, permitindo que ela seja cada vez mais lucrativa e bem-sucedida.

Quais as vantagens de realizar a governança de dados?

Controle é importante para qualquer empresa, portanto ter um gerenciamento eficiente das informações é essencial para otimizar o negócio. Estabelecer um bom processo de governança trará inúmeros benefícios para a empresa, como:

  • Melhorar o processo de tomada de decisões: com informações úteis e corretas, a tomada de decisão será mais assertiva e confiável.
  • Reduzir custos operacionais: com processos organizados, a empresa economiza dinheiro, tempo e força de trabalho.
  • Gerar transparência interna: todos os setores e equipes terão acesso aos dados sobre o seu trabalho e seguirão as regras de conduta definidas pela empresa ao lidar com eles.
  • Criar processos mais eficientes: através dos padrões definidos e da repetição gerada pela governança, os processos fluirão com mais facilidade e agilidade. 
  • Proteger as informações: ao ter controle sobre os dados, a segurança dos mesmos aumenta e a empresa estará mais protegida.

Como implantar na sua empresa?

O investimento em governança de dados é um fator estratégico para a empresa, por isso, é preciso considerar algumas questões importantes antes colocar essa estratégia em prática: identifique os setores que geram mais dados, determine a situação atual da empresa, certifique-se que ela possui a infraestrutura necessária, capacite as equipes envolvidas, meça riscos e resultados.

Nós da T1 Tecnologia e Serviços temos uma equipe com a expertise necessária para conduzir esse processo, oferecendo a sua companhia todo o auxílio nessa empreitada. Entre em contato conosco clicando aqui