Adquira seu exemplar do livro Carreira e Pós-Carreira: Como vencer na economia 4.0 e manter-se ativo mesmo depois do 60.
5 de agosto de 2021A M1 faz aniversário e estamos comemorando.
8 de outubro de 2021Nos últimos 20 anos presenciamos uma mudança radical na geração de empregos no país, passando de uma economia manufatureira para uma economia de serviços, como em qualquer país desenvolvido.
Com a Pandemia, fechamento do comércio e a falta de locomoção das pessoas, o segmento de serviços ficou estagnado, sofrendo uma queda impressionante de atividade, principalmente hotelaria, turismo doméstico e turismo de negócios, eventos, serviços pessoais.
Com a reabertura das atividades e a retomada da economia, a partir do primeiro semestre deste ano, que deve crescer para um PIB de 5,7 %, o segmento de serviços voltou muito forte, agora no segundo semestre, trazendo junto a indústria, construção, agricultura e o comércio.
Com mais de 1.6000 de empregos gerados até junho, o segmento de serviços gerou mais da metade dos empregos que os outros segmentos somados, ou seja, 650.000 empregos.
A retomada ainda deve trazer números melhores, de agosto a dezembro, em função da retomada da aviação civil, hotelaria e serviços de logística atrelados a entrega e marketplace.
Com o turismo internacional ainda capenga, o turismo doméstico volta com mais força, trazendo junto o consumo de bens e serviços atrelados a esse nicho, que só tende a crescer.
Nesse sentido, na nossa área de atuação, que é a contratação de alta gerência, os setores mais promissores nesse momento são: serviços financeiros e pessoais; transporte e logística; imobiliário e materiais de construção; tecnologia de todas as formas; varejo de serviços; marketplace; serviços atrelados ao transporte marítimo e aéreo, saúde e distribuição de insumos em geral e agrícolas.
Os cargos com sinais de alta nas contratações a partir de setembro serão: CEO, Finanças e RI, Logística e Distribuição, Suprimentos, TI, RH, Gestão de Eventos e Hotelaria e cargos industriais voltados para bens de consumo não duráveis e semi duráveis, gestão de manufatura de equipamentos de transporte em geral e implementos agrícolas.
Adilson Mirante
Consultor de Carreira