Autoestima e carreira: como estão relacionados?
16 de março de 2021Mercado de Trabalho para Alta Gerência no primeiro Semestre
6 de julho de 2021Trago boas notícias.
Como vocês sabem, o país contratou 840.000 novos empregos com carteira assinada no primeiro trimestre de 2021. As projeções permitem afirmar que este ritmo se manterá ao longo do ano na média de 250.000 empregos ao mês. A indústria cresceu 10 % no trimestre, número superlativo. Isso significa uma taxa de desemprego para algo próximo de 10 % no final do ano. Não víamos isso há 9 anos.
Mas infelizmente a política rasteira contamina a economia. E não podemos deixar de entrar nessa seara, pois isso joga contra o país, contra a geração de emprego, contra o futuro do país. Ao longo do primeiro trimestre deste ano, o Jornal Valor econômico dizia, DIARIAMENTE, que a economia estava entrando em recessão. Mas o PIB deve crescer pelo menos 4 % este ano, ou mais. Veremos.
De qualquer forma, os empresários estão reagindo. Nos últimos 30 dias, as maiores Associações de Comércio Varejista, Shoppings Centers, Distribuidoras de todos os segmentos e o setor de Turismo do país publicaram matérias de página inteira no mesmo jornal Valor Econômico em resumo, dizendo: NÃO ACEITAREMOS NOVOS FECHAMENTOS DO COMÉRCIO. CHEGA. NÃO HÁ VACINA CONTRA O DESEMPREGO E FOME.
Dito isso, vamos explicar onde queremos chegar: As empresas encontraram novas formas de trabalho e vendas online, e as pessoas também. A economia informal volta a funcionar e os repasses de auxílio do governo federal mudaram o cenário e a retomada em V realmente está acontecendo.
Nenhum país do mundo captou, na imprensa, os economistas inclusive, nas suas projeções, o que aconteceria em 2021. Os consumidores se adaptaram rapidamente ao consumo das compras on line. As cadeias de fornecimento da indústria estão se adaptando rapidamente e investindo fortemente nas economias com grande população consumidora como o Brasil.
O setor de serviços reage diariamente, a indústria de transformação terá um ano excelente, a indústria de bens não duráveis e semiduráveis investe em novas linhas e estão contratando. O Agronegócio brasileiro surpreende o mundo diariamente, seja em produção de alimentos ou implementos, vendas de equipamentos disparando, e os preços das commodities agrícolas e metálicas surpreendem mais ainda, beneficiando nossa balança comercial.
A retomada começou em junho de 2020 em matéria que publicamos na ocasião e diziam que eu estava otimista demais. Os números do fechamento de 2020 mostraram que estávamos certos e conseguindo captar as contratações na indústria de forma antecipada. Enfim o país encerrou 2020 com geração positiva de emprego, algo surpreendente no mundo com comércio fechado.
Os gargalos nas cadeias de fornecimento para a indústria diminuem dia-a-dia, mas irão perdurar ainda até o final do ano em todo o país, e em todo o mundo também.
As economias chinesa e americana reagiram com crescimento forte este ano de 2021, o que ajuda o mundo todo e o Brasil principalmente. A inflação disparou nos EUA e no Brasil, mas já está sob controle. O real se valoriza e os investidores e IPO´s se sucedem num ritmo intenso, leilões e privatizações de vento em popa e assim caminhamos.
Abril será o mês mais fraco do ano em vendas, pois o comércio ficou fechado 30 dias. Ainda assim teremos saldo positivo de uns 150.000 novos empregos com carteira assinada na indústria, comércio e serviços.
Em maio a M1 já está percebendo um volume muito maior de contratações e nossos clientes de média e alta gerência estão se recolocando em número surpreendente. Já recolocamos em maio, o mesmo número de abril e temos mais uma quinzena pela frente.
A velocidade das contratações também aumentou. Nossos clientes que demoravam de 5 a 8 meses para se recolocar, estão se recolocando na metade desse prazo.
Bons tempos, finalmente.