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30 de março de 2020A GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES PÓS COVID
19 de maio de 2020Em tempos de instabilidade como a que estamos vivendo, além da gravidade da situação na saúde, os impactos nos negócios estão sendo enormes. Neste momento, todo planejamento desenvolvido tem que ser reavaliado, principalmente as estratégias de transformação digital que as empresas estão realizando, pois, o mercado está sendo afetado em toda sua cadeia de negócios.
Sabemos que cada empresa está em uma fase nesta transformação. Algumas em estágio inicial, avaliando as ferramentas e soluções disponíveis, outras em estágio mais avançado, testando e implementando (IOT, IA, Blockchain, Cloud, Big Data, etc..). Para qualquer um dos casos, entre outros requisitos, é importante que haja uma plataforma de gestão dos recursos da organização estável, confiável, segura e que integre todos os processos de negócio. Através dela a empresa elabora seus planos de atendimento de demanda, gerencia seus recursos, planeja entregas, organiza seu fluxo de informações, qualifica os ganhos, administra a operação.
O desenvolvimento de iniciativas de transformação orientado a uma área específica da empresa pode levar a ganhos localizados, mas, com pouco alcance organizacional. Sem uma visão holística, sintetizando todos os elementos importantes da organização, abrangendo recursos, estratégias, informações, pessoas, processos, tecnologia, não teremos a disrupção necessária para alavancarmos os negócios a um outro patamar. A medida que avançamos no desenvolvimento de planos de transformação digital, passamos a entender melhor porquê são importantes sistemas integrados de gestão que não só integram os processos de negócio, mas, também apoiam e viabilizam projetos de transformação digital.
Se esta plataforma ainda não estiver implementada, integrada e estável, este é o momento de planejá-la, construí-la e fazer uso de suas potencialidades. A experiência do cliente está sendo transformada dia-a-dia pela oferta de novas tecnologias e é preciso acompanhar essas mudanças e oferecer produtos e serviços que atendam essa nova demanda no prazo, preço e qualidade requeridos. O desafio está no planejamento e implantação desta plataforma, assim como na preparação do time para esta nova jornada.
Com todas as facilidades do mundo digital, o comportamento do cliente muda constantemente, por isso a plataforma precisa ser adaptável, escalável, customizável e permitir o desenvolvimento de uma jornada contínua de transformação digital onde os gestores não só apoiam, mas participam ativamente com propostas, recursos, soluções e estratégias para a manutenção do negócio neste novo mercado.
Luiz Cauzzo Luiz Cauzzo é sócio diretor da T1 Tecnologia e Serviços com forte experiência em Gestão e Projetos de Tecnologia da Informação e histórico comprovado em indústria de papel, embalagens, etanol, automotiva, educação, além de distribuição, varejo e consultoria. Orientado a processos de negócios, cadeia de valor, negociação, planejamento, gerenciamento de mudanças, gerenciamento de serviços e estratégia organizacional