
Julho bate recorde de recolocação alta gerência
4 de agosto de 2025
MERCADO DE TRABALHO ALTA GERÊNCIA. O QUE ESPERAR DE 2026
6 de janeiro de 2026Embora não tão usual em atividades de engenharia e manufatura, nas atividades administrativas já é comum a contratação de pessoas mais seniores, principalmente em empresas nacionais, empresas de serviço, comércio e varejo.
Empregadores podem descobrir algumas vantagens na contratação de trabalhadores especializados com 50 + em comparação com os jovens. Entre essas vantagens, podemos citar o fato de que eles se sentem mais motivados e criativos nas atividades gerenciais que lhes são propostas, têm mais comprometimento e autonomia, são mais confiáveis e apresentam maior capacidade na solução de problemas. Eles também apresentam mais coerência e ética em seus comportamentos no trabalho, e possuem, geralmente, maior estabilidade emocional e empregatícia e, acima de tudo, muita experiência.
A busca continuada por inovação tem levado as pessoas a se ajustarem às novas situações — isto é, de serem responsivas aos novos paradigmas tecnológicos. Hoje, uma empresa que pretenda manter-se competitiva, com uma capacidade de adaptação permanente, terá de flexibilizar o processo de produção, as tecnologias, a organização do trabalho e considerar a contratação de mão de obra com mais senioridade, a tal da gestão geracional… e treiná-los, todas as 4 gerações atuando juntos de forma harmoniosa.
Já é muito aceita a existência de uma estrutura organizacional flexível, baseada em recursos humanos especializados, composta por todas as idades. São estruturas mais polivalentes e respondem de uma forma mais adaptada às exigências de criatividade, adaptabilidade e reajustamento social, apresentado como um elemento fundamental no processo de integração bem-sucedida, clima interno, satisfação e permanência no mercado econômico global. É um grande desafio para os Diretores de RH, e irreversível com a população mundial envelhecendo e taxa de natalidade cada vez menor.
Possibilidades para atuação como Gestor Interino e Consultor Associado:
As indústrias nacionais, empresas de serviço, empresas de engenharia e Consultorias Especializadas estão em busca dessa mão de obra especializada com idade acima de 55 anos, desde que atualizados tecnicamente, para atividades de Consultoria e Projetos por prazo determinado e/ou sociedade/Interim Management conforme abaixo:
- Interim Management – Gestão interina de projetos até 1 ano para reestruturação organizacional, financeira, implantação e reforma de unidades, terceirização de áreas, manutenção e facilities em lojas de grandes redes varejistas;
- Gerentes de Projetos Temporários de mais longo prazo – Empresas de Facilities, Energia, Indústrias automatizando linhas de produção, Consultorias de Serviço em Infraestrutura e Saneamento Ambiental;
- Consultorias de TI e Tecnologias Diversas para área de vendas, marketplace, transformação digital, cyber security;
- Consultorias de RH – Consultorias de Desenvolvimento Organizacional, empresas de outsourcing e Headhunters;
- Consultorias Imobiliárias;
- Consultores de Gestão Estratégica – Hospitais, Instituições de Ensino, Redes Varejistas, Auditorias, Escritórios de Advocacia, Consultorias de Fusões & Aquisições;
- Consultores de Governança e Compliance – Consultorias Financeiras e Fintechs;
- Representantes Comerciais – Distribuidoras, indústrias B2B e B2C. Gerentes Comerciais atuando em novos negócios como pessoa Jurídica – Todo tipo de Empresas Nacionais, Indústria, Comércio e Serviços.
O formato de trabalho na nova economia:
Os trabalhadores freelancers e temporários por projetos são considerados uma tendência novamente no Brasil e a cada dia aumenta a procura. Os profissionais estão em busca de trabalho flexível para manter qualidade de vida. O interesse fica bom para as duas partes. A remuneração por projeto, a contratação como terceirizado, o trabalho home office com horários flexíveis, são características da nova economia no mercado de tecnologia e serviços, saúde e educação, auditorias e transporte.
Essa tendência é irreversível, diminui custos fixos nas empresas, espaço físico e infraestrutura, permitindo o surgimento dos espaços de coworking, empresas dividindo os mesmos funcionários, profissionais prestando serviço para vários empregadores. Essa convergência já fez surgir na internet plataformas de trabalho para freelancers e headhunters especializados em Interim Manager, aproximando as partes e facilitando negociações.
Alguns profissionais já ganham mais com projetos PJ comparado ao emprego CLT. Para as empresas e profissionais que trabalham em atividades sazonais é uma grande alternativa de trabalho e renda complementar, inclusive para aposentados.
Para ser freelancer é preciso acreditar no seu valor, saber procurar as empresas potenciais que utilizam esse recurso externo, montar uma plataforma de produtos e serviços, oferecer e realizar um trabalho impecável. O tempo se encarrega de formar sua clientela.
Leve em conta nessa alternativa que, para ter êxito, é preciso possuir ou construir uma boa rede de relacionamento na cadeia de valor da sua especialidade, isso faz toda a diferença.




