Motivação no trabalho: 4 dicas práticas para engajar seus colaboradores

13 set 2019

Tecnologia? Inovação? Satisfação do cliente? Com certeza esses são quesitos importantes, mas os seus colaboradores são a chave principal para o sucesso da sua empresa. Pontos importantes como a produtividade e o cumprimento das metas estão nas mãos deles e você precisa estabelecer políticas e ações que os estimulem a “vestir a camisa” da sua organização.

É essencial fortalecer a conexão da sua empresa com o colaborador, despertando nele o engajamento profissional. Com isso, eles darão o máximo, tendo maior disposição e realizando suas atividades com mais qualidade e empenho.

Um colaborador engajado se sente parte da empresa, realiza seu trabalho com competência e não valoriza apenas a compensação financeira, afinal, ele compreende que os benefícios e resultados que são alcançados pela organização também são dele próprio enquanto profissional.

O que fazer para engajar seus colaboradores?

Para que o profissional se sinta engajado é preciso criar uma relação emocional com ele, propiciando um ambiente de trabalho motivador, estimulando o sentimento de pertencimento e dando condições para que ele se desenvolva pessoal e profissionalmente.

Listamos abaixo 4 dicas práticas para você promover o engajamento profissional em seus colaboradores e melhorar os resultados da sua empresa. Confira:

  1. Invista na motivação dos líderes – os colaboradores precisam ter alguém para se inspirar, que seja apaixonado pelo que faz e competente. Os líderes farão toda a diferença para estimular e animar a equipe. Por isso, treine-os muito bem, reforçando a cultura, valores e missão da empresa.
  2. Mostre as oportunidades de crescimento – faça um plano de carreira para cada profissional, assim ele vê todo o caminho que poderá seguir dentro da empresa. Lembre-se de considerar o perfil do colaborador, seus objetivos pessoais e as necessidades da organização. 
  3. Reconheça os esforços – todo mundo gosta de ter seu trabalho reconhecido e sentir que está fazendo a diferença. Faça elogios, valorize as boas ideias e, claro, estabeleça bonificações – financeiras, cursos e brindes – para motivar seu colaborador a alcançar resultados ainda melhores. 
  4. Estabeleça um sistema de feedbacks – essa é a maneira mais simples de mostrar ao colaborador seus pontos positivos, se ele está no caminho certo e o que pode ser melhorado. Aproveite e dê abertura para ele também dar seus feedbacks sobre a empresa e líderes, ser ouvido é sempre bom. 

Cada empresa tem uma realidade, mas é importante pensar em ações para aumentar o engajamento profissional de todos os colaboradores com o objetivo de melhorar o ambiente de trabalho e, consequentemente, a performance e conquistas da sua organização.